sexta-feira, 18 de março de 2011

31 Semanas Completas!

Completamos mais uma semaninha! Estamos na reta final! Isso me deixa mega feliz mas tbm um tanto apreensiva, claro... Qto mais o parto se aproxima mais nervosa a gente fica.
Mas cada semana é uma vitória mesmoo! Se nascesse agora seria prematura e teria algumas dificuldades, principalmente respiratórias.
A cada semana o bebê ganha em média 210 gramas e isso, que parece pouco, é muuuito importante. Qdo atinge 2 kilos o risco de complicações e necessidade de incubadora é mínimo.
Portanto, qto mais semanas mais peso e menos risco ela corre.
Hoje senti umas pontadas esquisitas e pareciam ser láá no fundo do canal vaginal. Fiquei pensando: será que estou dilatando? Chorei, fiquei nervosa. Minha médica ñ faz exame físico...disse que só vai fazer qdo entrarmos no oitavo mês. E se eu estiver dilatando agora como vou saber??
O marido tem a prática mas ñ tem a teoria, senão pedia pra ele checar...rs. Agora fiquei até com medo de fazer sexo....e ele com pavor.
Tbm tinha de ir buscar a roupa do meu filho e enteado pra formatura e nem fui, fiquei com medo por causa dos buracos na rua...meu marido adoora cair nos buracos...
Este mês tbm teve outra novidade: a gengivite gravídica me pegou!
Gengiva inchada, sangrando, solta e dolorida.
Fui na dentista e descobri outra novidade: um dente com canal tratado e que quebou láá na raiz. E está mole!! Só ñ caiu pq está ainda bem aderido na gengiva. A dentista disse que a Nana está tirando um tanto de cálcio dos meus dentes. Eu mereço!!! Com Minhoca nada disso aconteceu. Minha mãe, que teve 2 meninas, diz que gravidez de menina é assim mesmo: derrota atrás de derrota...rs. Começa pelas espinhas, cabelos horrorosos e termina amolecendo nossos dentes. Se é verdade eu ñ sei mas que comigo deu certinho, isso deu.
E o pior de tudo, ñ posso fazer a extração nem o implante agora pq é um processo muito doloroso e que necessita de muita anestesia, além de ser tudo um tanto demorado. Só pude resolver o problema da gengiva, com uma limpeza e aplicação de bicarbonato. O outro dente que está quebrado está tbm infeccionado, vou ter de tomar antibiótico por causa da passagem de bactérias pela corrente sanguínea pra Nana. A gente sabe que isso pode causar parto prematuro e problemas cardíacos tanto pra mim qto pra ela.
Por causa disso me dei conta de um absurdo: minha GO ñ deixou nenhum tel de contato dela sem ser no consultório!!!!
A dentista disse pra pedir o remédio pra GO, claro, e liguei pra lá. Os dias de consulta dela são de segunda à quinta somente. E agora? Vou ficar até segunda feira sem o antibiótico?? E se eu precisar dela pra outra coisa? Um parto prematuro, por exemplo...ou sentir fortes dores? Não consigo deixar de relacionar a infecção com as pontadas que senti hj...vai saber, né!
Desculpe o palavrão mas é FODA, viu...a gente paga plano pra isso?
Além de nunca ter feito um exame físico ainda ñ deixa tel de contato...
Estou fula da vida!!!

Bem, vamos ver o que dizem os sites sobre as 31 semanas.

Bebe.com.br:

Seu bebê:

A cabecinha dele está crescendo - resultado das muitas transformações que têm acontecido nessa parte de seu diminuto corpo. O cérebro, por exemplo, aumentou de tamanho nos últimos dias, e as conexões entre as células nervosas se multiplicaram. Além disso, seu bebê já é capaz de discernir melhor a luminosidade e, em pouco tempo, conseguirá diferenciar o claro do escuro. Sua visão está quase perfeita, mas só será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos. Depois de se acostumar ao colorido do mundo, no entanto, ele também vai enxergar bem o que está distante.


Sua gravidez:

Vá com calma. ( E tem como ir de outro jeito?) O conselho da semana não poderia ser mais oportuno. Afinal, está difícil se locomover como antes, né? (E bota difícil nisso...até pra virar na cama é complicado!)Não é à toa. Você carrega um bebê rechonchudo de 1,35 kg. (Qto?? rs O meu tinha 1,600 gramas, isso com 30 semanas!!) Também sente o peso do útero que cresceu, da placenta e do líquido amniótico. O resultado são 12 kg a mais - isso, claro, se você estava com o peso saudável antes de engravidar.( Prefiro não comentar...kkkkkk, o meu está bem além de 12kg) Com toda essa carga extra, é bom caminhar com cuidado para evitar quedas.( O bom mesmo é não caminhar!) Fique atenta aos pisos escorregadios e muita atenção ao sair do carro. Por falar nisso, aproveite para checar se a cadeirinha apropriada para o transporte do bebê está no banco de trás do veículo. Já é tempo de providenciar esse e outros acessórios importantes. (Já providenciei mas ñ instalei...trabalho do marido!)


Babycenter:

Os movimentos do bebê estão meio diferentes: em vez das cambalhotas de antes, agora ele se mexe mais devagar (com um chute ocasional, é claro!). ( É, parece que agora passeia...rs) Desde que você o sinta mexer de tempos em tempos, não há com o que se preocupar. ( Sinto sim. Ela se mexe sempre...mais ainda qdo o papai ou eu pomos as mãos na barriga. Ontem papai cochilou em cima dela e levou um baita chute na orelha...rsrs, só vi a cabeça do pobre homem 'pular'...) A esta altura, a maioria dos bebês já está em "apresentação cefálica", o termo técnico para o "de cabeça para baixo". ( ANana está, vi na última us)


Como seu bebê está crescendo

Seu bebê está pesando cerca de 1,5 kg, e em breve vai ter um "estirão", crescendo rápido. Agora ele já consegue virar o pescoço para os lados.

Muitas crianças são mais ativas durante a noite, dentro da barriga. ( É por isso que Naninha tem o apelido de morcega desde os 5 meses! ) Já aconteceu de o bebê acordar você com as cambalhotas? (Ela sempre faz isso...) Esse movimento todo é normal, e significa que seu filho está saudável.

O bebê está acumulando gordura nos últimos meses, e os braços e pernas já estão mais torneados. (Que fofuuura!)

Como fica sua vida

Você já notou sua barriga ficando dura de vez em quando? Muitas vezes nem é a barriga toda, mas sim só um pedaço. São as chamadas contrações de treinamento, que são inofensivas, embora às vezes sejam chatas. (Claro, algumas vezes por dia...por baixo acho que umas 8 vezes por dia. Chatas? Elas são é dolorosas mesmo...dá até falta de ar.)

Só há motivo de preocupação se você sentir mais de três ou quatro contrações em uma hora, ou se estiver perdendo líquido ou secreção vaginal diferente do normal.( Tudo normal, graças à Deus). Converse com o médico se estiver sentindo cólicas como se fossem as da menstruação, ou dores nas costas que vêm e vão. Podem ser sinais de ameaça de parto prematuro.

Como vai sua atividade física? Nesta fase fica difícil fazer exercícios muito vigorosos, mas há atividades boas para grávidas barrigudas como você: caminhada, hidroginástica, ioga. ( Atividade física? hahahaha, mal consigo caminhar...)

Lembre-se também de tomar muito líquido. A água de coco é uma ótima opção. Uma ou duas xícaras de chá verde por dia não fazem mal. Mas preste atenção para não exagerar nas bebidas com cafeína, como refrigerantes e café. O chá de boldo não é recomendado na gravidez. (Não gosto de água de côco e confesso que às vezes exagero nos refris...e tenho sentido desejos de café preto...é mole! Meu esposo faz um café show...)

O surgimento do colostro

Muitas mulheres se surpreendem ao ver que seu peito está vazando líquido antes mesmo de o bebê nascer. O líquido é o colostro, uma espécie de "pré-leite". (Está vazando sim...mas até que é pouco...)

O importante para você é saber que:
- É normal vazar colostro durante a gravidez.
- É normal NÃO vazar colostro durante a gravidez.
- Vazar ou não colostro não tem nada a ver com a quantidade de leite que você vai produzir quando o bebê nascer. ( Isso td eu já sabia...)

Se o seu peito começar a vazar, você vai ter de usar protetores de seio. Dormir de sutiã, nesse caso, vai ser inevitável. Procure um sutiã que seja bem confortável, sem fechos que incomodem à noite, e com boa sustentação. Tops de ginástica costumam funcionar bem. (Qdo engravidei do Minhoca vazava muito e eu usava protetores de seio e ainda assim molhava bem o lençól e a roupa, mas agora está tão pouquinho que ñ foi preciso. Mas eu preferia que vazasse como antes... Ah, agora me apareceu uma alergia ao sutiã...estou toda assada embaixo dos seios...mais uma que eu mereço!)


Resumão:
Talvez você perceba que seu bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes. Não se preocupe, a questão é que está faltando espaço. Desde que você sinta algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebê vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer.
Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos.

Não se assuste se tiver engordado 2 quilos só este mês. (Que nada, engordei só 800 gramas) É normal no último trimestre ganhar quase meio quilo por semana, já que o bebê está crescendo rápido para se preparar para nascer. Se estiver calor, o inchaço natural desta fase, causado pelo acúmulo de líquido, pode contribuir para seu aumento de peso.

2 comentários:

  1. M<enina fui falar que a Nana estava grande mas ontem na minha consulta quase tive um troço,acredita que a Lê esta com mais de 2.200????
    Tudo bem que o pai dela nasceu enorme,apesar de prematuro nasceu acima do peso de um bebê normal, mas eu nasci com menos de 3 quilos e queria que ela fosse igual mas pelo visto eu tô mesmo é lascada ao pé da letra...kkkk também sinto umas pontadas desagradáveis no topinho da vagina,fico imaginando a Lê batendo a cabeça lá por dentro...rs

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuuuu...imagino então que esse seu parto normal vai ser um tanto mais dolorido...rsrs.
    Ai, fiquei mais aliviada já que vc tbm sente as pontadas lá no fundo da pepeca...deve ser normal então...pq ñ lembro de ter sentido isso há 10 anos atrás...rs.

    Boa sorte no seu parto, viu...vou começar a rezar pela saúde da sua piriquita desde já...rs.
    Bjoooooooooo

    ResponderExcluir