terça-feira, 29 de março de 2011

Contrações + remexidas ininterruptas...aiai!

Estamos com 32 semanas e 4 dias e já estou me arrastando.
Até pra teclar está meio complicado pq a bandeja do teclado bate na pança, aí sou obrigada a ficar láá longe...nem o papel higiêncico eu alcanço mais pq ele fica em frente ao vaso e ñ consigo flexionar o tronco pra chegar lá...
Algumas coisas na vida de uma gestante nesta reta final são muito engraçadas e rendem algumas risadas.

A Nana não pára quieta um segundoooo!!! É o dia todinho se mexendo, empurrando, se esticando, cutucando...isso qdo as mexidas ñ sacodem a barriga toda e me fazem balançar assustando a mim e ao meu marido, como se eu estivesse 'recebendo santo' como se diz por aí...rs.
Sentada, de pé, deitada de lado ou de barriga pra cima, pra Nana não faz diferença, o negócio dela é se remexer muito...

(Vídeo pra Nana...rsrsrsrss)

Ontem quase enlouqueci com ela e as contrações de treinamento. Putz, essas contrações têm me doído cada dia mais. Sinto muita falta de ar e se estiver de pé sou obrigada a me sentar até que passem. O problema foi que ontem senti muuuitas delas, fiquei assustada. Corri pra net e li no Babycenter que o normal é sentir até 3 ou 4 no espaço de uma hora, que mais do que isso pode ser sinal de parto prematuro... e eu já tinha sentido umas 9 ou 10 neste mesmo espaço de tempo. Isso somado aos pulinhos e esticadas da Nana, que como eu disse ñ fica quietinha nunca... Poxa, quase pirei. Ela se remexendo junto com a contração foi de lascar. No mais estava td normal com a gente, então achei melhor ficar observando ao invés de correr pro hospital. Deitei e conversei com ela...tive de pedir pelo amor de Deus pra que ela ficasse quietinha um pouco pra mamãe poder descansar. A bichinha já se mostrou bem malcriada e ñ obedeceu. claro! Consegui dormir bem.
Acordei às 10:30h e até agora, 12:00h, já senti 3 contrações. Vamos ver como isso evolui no decorrer do dia...
A bagunceira pra variar já acordou e já começou a remexer muito...rs.
Agora não sei quem se arrasta mais...se o tempo ou eu.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Barrigas de 31 Semanas e 6 Dias...



Carta nº 1: Adeus, Marley.

Nesse momento, filha, enquanto escrevo, vejo seu pai sentado no quintal chorando copiosamente por causa do Marley, que acaba de ter sua primeira convulsão, no dia seguinte a ter parado de andar. Mesmo que eu ñ olhe ouço-o chorar, como criança. meu coração fica pequenino e ñ sei o que fazer para consolá-lo. Preferia morrer à ver ele sofrer assim. Estamos fazendo todo o possível para salvar seu cachorro mas parece que as coisas só pioram. Sim, filha, seu cachorro. Seu pai e eu pensamos que uma família ñ é completa de verdade se ñ tem um cão e queríamos que vc qdo aqui chegasse já encontrasse um filhote...como vc. Desejávamos que crescessem juntos, que descobrissem o mundo e as brincadeiras, a delícia das piscinas e das corridas... juntos! Imaginávamos nós dois levando vcs ao parque e o Marley correndo atrás dos pombos com vc gritando e rindo atrás dele.
....................................................................................................................

Enquanto escrevia esse último trecho seu pai me gritou lá do quintal.  Houve outra convulsão. Ficamos os 2 chorando lá fora, atônitos. Seu pai chorando pelo Marley e eu chorando pelos 2. Vieram outras convulsões. Uma atrás da outra. Contei um total de onze. Não davam trégua nem pro Marley respirar um pouco...estavam emendando uma na outra. Depois de muito choro viemos pra dentro pesquisar na net um vet 24 h aqui por perto...ficamos de olho e as convulsões ñ paravam. Eram 22h qdo disse pro seu pai que se o cão continuasse desse jeito ñ chegaria a virar o dia. Seu pai socou a parede do quintal...ele sempre faz isso qdo está muito bravo, vc vai ter chance de ver...e cortou o dedo. Qdo ele está assim é melhor ñ tentar contê-lo!
Era um misto de raiva, tristeza e indignação, afinal, compramos o Marley há apenas um mês! E pelo visto já trouxemos ele doente.
Achamos uma clínica 24h , liguei pra lá e qdo nos preparávamos pra sair seu pai foi dar uma olhada no Marley. Dessa vez me gritou com a voz abafada, qdo olhei pra trás vi seu pai entrar em casa aos prantos e fui ao seu encontro assustada. Perguntei o que foi e fui em direção à porta. Ele ñ me deixou sair. Me abraçou e disse:"acabou! Ele foi embora!" E nisso pôs a cabeça no meu ombro e chorou um bom tempo. Eram 23h.
O cão era pra vc mas seu pai e Marley tiveram um amor à primeira vista. Ele sempre quis um cão grande, forte e desejava muito que fosse um labrador. Qdo o viu pela primeira vez ñ me deixou sequer ver os outros cães, se agarrou naquele e ñ soltou mais. Qdo olhei nos olhos dele entendi que "era aquele".
Trouxemos o cão no mesmo minuto e compramos tudo o que um cão mimado poderia ter. E lá na loja mesmo ele ganhou o nome de Marley, como no filme e no livro 'Marley e eu'.
Marley era obediente e inteligente como nunca vi outro cachorro ser. Achou o ralo do quintal pra fazer pipi e cocô no primeiro segundo que entrou aqui. Tbm sabia o nome dele como se tivesse nascido com esse nome. Ganhou cama, casa, galinha, bola, ossos de vários tamanhos e uma camisa do papai pra cheirar já que ñ desgrudava dele. Mas ele só gostava mesmo da camisa...rs.
Pra brincar ele preferiu as plantas amadas do seu pai, os frascos de álcool e água sanitária, um pregador de roupa e o meu chinelo e do seu irmão. Tudo destruído...rs.
Marley e eu passávamos as tardes aqui sozinhos e onde eu ia ele ia tbm. Eu lavava a louça e ele estava deitado ao lado da geladeira. Eu ia pro banho e ele pra debaixo da pia. Qdo eu vinha ver tv ele dormia sossegado ao lado do sofá. E qdo seu pai chegava do trabalho ...eita alegria sem tamanho!! Acho que ele passava o dia todo ansiando pela chegada do seu pai. Era bagunça na certa...rs.
Marley adorava correr atrás das garrafas pet e aquilo fazia um tremendo barulhão...às vezes eram 3, 4 garrafas ao mesmo tempo espalhadas pelo quintal. Mas depois de tirarmos as plantas, pregadores, sapatos e tudo o mais do quintal ñ havia outro jeito...

Enfim, filha, hj completamos 32 semanas mas perdemos nosso Marley...o dia ñ foi de todo feliz. Por enquanto seu pai ñ quer outro cão mas sei que ñ tardará ele mudará de idéia. Talvez o coração dele ñ amoleça mais como amoleceu pelo Marley nem ele se doe tanto como fez dessa vez mas ainda teremos nosso cachorro grande, forte e bobo. Um pra vc brincar, montar, puxar as orelhas...pra te derrubar no chão com uma lambida enquanto vc tenta ficar de pé, pra roubar as suas bolachas e te deixar brava...
Mamãe agora vai dar atenção ao seu papai que ainda ñ parou de chorar. Aliás, filha, ñ queira vir ao mundo antes da hora, tá?! Seu pai é bem grande e forte mas só tem tamanho. Ele é frágil e sensível e precisa de mulheres fortes ao seu lado nos momentos difíceis senão ele desmorona. Tem corpo de touro mas coração de menino e alma de anjo. Portanto conto com vc, viu! Cresça bastante e fique bem forte antes de nascer pra me ajudar a cuidar dos meninos aqui de casa.
Seu irmão chorou, chorou e dormiu...agora vou tentar pôr seu papai na cama tbm.
Boa noite, filha...e parabéns por mais uma semaninha.
Amamos vc!!





















32 Semanas Completas!

Estou feliz por mais uma semana ter sido completada! Cada semana é uma vitória!
Mas confesso hj chorei à beça e foi de tristeza, viu...
Pra começar o Marley piorou e parou de andar da noite pro dia. Vi meu marido chorar um tantão e isso me mata. Preferia morrer a ver ele sofrer desse jeito.
As roupas da Naninha que pus no varal ontem ainda estão úmidas e estou ficando com raiva por ter de deixá-las no quintal pelo segundo dia seguido...vai ficar tudo empoeirado, poxa!
E ñ sei por que cargas d'água, fuçando e fuçando na net fui parar num blog sobre mamães e papais que perderam seus filhinhos, o nome é Perdi Meu Bebê, eu acho. Li o danado do blog a tarde toda e chorei horrores com as histórias daquelas mães. Eu ia lendo e a Nana ia pulando e fazendo farra aqui dentro como se quisesse me dizer que com ela está td bem e que ñ devo me preocupar à toa. Mas qto mais ela mexia mais eu chorava com os relatos. Masoquismo meu, né...mas sei lá, a gente qdo está grávida fica assim de vez em qdo.
Em suma: passei o dia derramando lágrimas aqui e acolá.
Bem, vamos agora ver o que dizem os sites sobre a trigésima segunda semana...aposto que isso vai me alegrar um bocado! Adoro ler sobre a evolução e crescimento da Nana!

Bebê.com:

Seu bebê
O pequeno ser, de quase 2 quilos, parece tão distante do mundo... A verdade, porém, é que ele está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Percebe os ruídos – embora o som seja abafado pelo líquido amniótico – e a mudança na luminosidade dos ambientes onde você está. Aliás, o bebê consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Não precisava me dizer isso, né...eu sinto ela mexer o tempo todo, de todo jeito e em td qto é lugar: nas costelas, perto da virilha, no baixo ventre, do lado esquerdo e do direito tbm! Não é o máximo? É, eu amooooooooo muito td isso! Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para se aninhar nos braços da mamãe. Pode ser mas é melhor tratar de esperar mais um bocado, ainda ñ está na hora, Nana. Vc precisa ficar bemmm gorduchinha, viu...

Sua gravidez
Haja coração! Esse órgão, a partir desta semana, trabalha um quarto mais rápido do que o convencional para dar conta do volume de sangue que aumentou cerca de 2,5 litros. Momento de intensificar as visitas ao obstetra. Se antes a rotina de exames era mensal, agora será bem mais agitada. Nessas ocasiões, converse com o médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final. Ele explicará que os sangramentos, as dores de cabeça e alguns tipos de contração podem ser sinais de alerta. Ao voltar da consulta, não deixe de conferir os preparativos para a chegada do bebê. Além dos acessórios básicos, você já comprou algum brinquedo para ele? Mime-o da maneira certa, escolhendo o mais adequado para cada fase. Vocês vão se divertir muito juntos. Não vejo a hora!


Babycenter:

Como seu bebê está crescendo


O bebê está ocupando quase todo o espaço da sua barriga, mas isso não quer dizer que ele fique menos ativo. Talvez você tenha ouvido dizer que os bebês se mexem menos no final da gravidez, mas não é verdade. O que acontece é que os movimentos ficam diferentes. Mexer menos? Hahaha! A Nana se mexe quase o dia todo...chuta, acotovela, treme, mergulha como diz o pai dela...rs. Ela é bem agitadinha, parece uma perereca! Mas realmente os movimentos estão diferentes, na maioria das vezes são mais longos e insistentes. Doloridos tbm... mas eu ñ consigo deixar de amar tudo e toda modificação que acontece no meu corpo por causa dela. Estou curtindo tudo como se fosse a primeira vez. Nem náuseas, enjôos, azia, inchaço, gengivite, noites mal dormidas, dificuldade pra respirar ou sentar, enfim, nada disso me aborrece...pelo contrário, por ela qq coisa é válida.
Se você achar que o bebê está quietinho demais, coma alguma coisa doce e deite-se. Se mesmo assim passarem algumas horas e você não sentir movimento, procure o médico. Normalmente não é nada, mas é melhor verificar.

Como fica sua vida

Você deve estar engordando cerca de meio quilo por semana, e mais ou menos metade disso vai direto para o bebê. Está preocupada com o aumento de peso? Não me peso há algum tempo mas ñ tenho engordado muito ñ. Eu preocupada com o aumento do peso?? Nem um pingo! rsrsrs Quero mais é uma mega barriga!

A quantidade de sangue que circula no seu corpo aumentou muito: está 40% a 50% maior do que era antes da gravidez. Esse sangue compensa eventuais perdas que aconteçam na hora do parto. Por causa desse sangue todo, às vezes aparecem sangramentos chatos nas gengivas e pelo nariz. Minha gengiva está meio ferrada mesmo.

À medida que a barriga cresce, seu centro de equilíbrio muda. Fica muito fácil perder o equilíbrio, cair ou trombar nas coisas. A coluna também sofre. O alongamento ajuda a aliviar a dor nas costas. Minhas costas ñ doem nem um pingo mas na sexta passada eu levei um estabaco numa loja qdo subi um degrau. Nada grave, caí de joelhos mas o susto foi feio. Marido quase teve um infarto agudo do miocárdio. Tadinho. Mas quem me conhece bem sabe que estabaco é comigo mesmo e desde sempre, né...então...

Uma dor chata na virilha, no quadril ou no osso púbico pode ter aparecido (ou piorado!). De vez em qdo...na virilha.

As contrações de treinamento podem surgir com mais frequência. Sempre que sentir uma muito perto da outra, procure ir ao banheiro fazer xixi e tomar um copo de água. São medidas que costumam ajudar. Bom saber!!!!!!!!!!!!!!

Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos. Se Nana tiver cabelo estamos no lucro pq tanto eu qto o pai dela éramos carequinhas ao nascer. Aliás eu fui quase careca até os 3 anos!! rsrs





quinta-feira, 24 de março de 2011

Tudo Entrando Nos Eixos...Finalmente!

Estou feliz hoje...
Marley ainda está internado com cinomose, desidratado, mas a vet disse que há boas chances dele ñ desenvolver os sintomas neurológicos, que são os piores e que em 99% das vezes deixam sequelas pro resto da vida do cão.
Hoje ele estava até mais animadinho...
Minha dor de dente passou tbm...mas ainda tenho que ficar rezando para que o dente que quebrou e amoleceu fique aqui preso até bem depois do parto pq só posso extrai-lo depois que Nana nascer...e fazer o implante tbm. Os dois procedimentos iriam atrapalhar bastante a amamentação dela e só de pensar nisso fico tensa. Minhoca mamou até os 4 anos e pretendo amamentar ela até os 2 no mínimo...dando seio exclusivo até os 6 meses...pra isso preciso que este dente dure aqui pelo menos mais 8 meses...aff!
É muito tempo mas se Deus quiser ele vai ficar aqui quietinho..rs. E se ñ ficar tbm...dane-se, fico banguela um tempo mesmo. O dente ñ é na frente mesmo...rs... e ñ posso e nem vou prejudicar a amamentação da Nana por causa de vaidade.
A conjuntivite do Minhoca melhorou bastante tbm.

Hoje, milagrosamente, o tempo esquentou um pouco e comecei a lavar as roupinhas da Naninha... Isso me deixou mega felizzzzzzzzzz!!!
Tão bom ver o varal cheio de roupas pequeninas e delicadas. Me senti tão mais animada, confiante.
Nunca imaginei que ficar na beira do tanque por horas a fio poderia deixar alguém feliz...rs.
O Ander qdo projetou a casa fez tudo pra gigante, acho que imaginava que ele ia pra sempre lavar louça e roupa...pq a pia é mega alta e o tanque idem. E ainda por cima a torneira fica láá longe.
Minha pança já ñ permite que eu me aproxime muito do tanque e com a torneira lá longe fica pior ainda. Braços super esticados pra alcançar a água e a barriga um bocado espremida ainda...e Nana reclamou o tempo todo por causa disso...
Mas...que jeito, né?! rs
Não me canso de admirar o varal e toda vez que passo lá dou uma cheiradinha nas roupas...que cheirinho gostoso!

Como dá pra perceber as coisas melhoraram um bocado por aqui...as zicas estão indo embora...graças à Deus.

domingo, 20 de março de 2011

Fotos...


Indo pra formatura do meu enteado, Jeffinho...meu amor de 18 aninhos...rs.


Morgana ñ poderia deixar de prestigiar o irmão mais velho...






Minhoca estava todo se querendo de smoking...rs.


Mais um pra me deixar louca de ciúmes...aiai.



Os amores da minha vida. Só faltou o Jeff pra completar o trio de gatos...gatos pra todas as idades...rs.


O homem que me faz agradecer à Deus todos os dias por ser tão amada.


Papai, mamãe e Nana.


Happy day!!
Posted by Picasa

sexta-feira, 18 de março de 2011

31 Semanas Completas!

Completamos mais uma semaninha! Estamos na reta final! Isso me deixa mega feliz mas tbm um tanto apreensiva, claro... Qto mais o parto se aproxima mais nervosa a gente fica.
Mas cada semana é uma vitória mesmoo! Se nascesse agora seria prematura e teria algumas dificuldades, principalmente respiratórias.
A cada semana o bebê ganha em média 210 gramas e isso, que parece pouco, é muuuito importante. Qdo atinge 2 kilos o risco de complicações e necessidade de incubadora é mínimo.
Portanto, qto mais semanas mais peso e menos risco ela corre.
Hoje senti umas pontadas esquisitas e pareciam ser láá no fundo do canal vaginal. Fiquei pensando: será que estou dilatando? Chorei, fiquei nervosa. Minha médica ñ faz exame físico...disse que só vai fazer qdo entrarmos no oitavo mês. E se eu estiver dilatando agora como vou saber??
O marido tem a prática mas ñ tem a teoria, senão pedia pra ele checar...rs. Agora fiquei até com medo de fazer sexo....e ele com pavor.
Tbm tinha de ir buscar a roupa do meu filho e enteado pra formatura e nem fui, fiquei com medo por causa dos buracos na rua...meu marido adoora cair nos buracos...
Este mês tbm teve outra novidade: a gengivite gravídica me pegou!
Gengiva inchada, sangrando, solta e dolorida.
Fui na dentista e descobri outra novidade: um dente com canal tratado e que quebou láá na raiz. E está mole!! Só ñ caiu pq está ainda bem aderido na gengiva. A dentista disse que a Nana está tirando um tanto de cálcio dos meus dentes. Eu mereço!!! Com Minhoca nada disso aconteceu. Minha mãe, que teve 2 meninas, diz que gravidez de menina é assim mesmo: derrota atrás de derrota...rs. Começa pelas espinhas, cabelos horrorosos e termina amolecendo nossos dentes. Se é verdade eu ñ sei mas que comigo deu certinho, isso deu.
E o pior de tudo, ñ posso fazer a extração nem o implante agora pq é um processo muito doloroso e que necessita de muita anestesia, além de ser tudo um tanto demorado. Só pude resolver o problema da gengiva, com uma limpeza e aplicação de bicarbonato. O outro dente que está quebrado está tbm infeccionado, vou ter de tomar antibiótico por causa da passagem de bactérias pela corrente sanguínea pra Nana. A gente sabe que isso pode causar parto prematuro e problemas cardíacos tanto pra mim qto pra ela.
Por causa disso me dei conta de um absurdo: minha GO ñ deixou nenhum tel de contato dela sem ser no consultório!!!!
A dentista disse pra pedir o remédio pra GO, claro, e liguei pra lá. Os dias de consulta dela são de segunda à quinta somente. E agora? Vou ficar até segunda feira sem o antibiótico?? E se eu precisar dela pra outra coisa? Um parto prematuro, por exemplo...ou sentir fortes dores? Não consigo deixar de relacionar a infecção com as pontadas que senti hj...vai saber, né!
Desculpe o palavrão mas é FODA, viu...a gente paga plano pra isso?
Além de nunca ter feito um exame físico ainda ñ deixa tel de contato...
Estou fula da vida!!!

Bem, vamos ver o que dizem os sites sobre as 31 semanas.

Bebe.com.br:

Seu bebê:

A cabecinha dele está crescendo - resultado das muitas transformações que têm acontecido nessa parte de seu diminuto corpo. O cérebro, por exemplo, aumentou de tamanho nos últimos dias, e as conexões entre as células nervosas se multiplicaram. Além disso, seu bebê já é capaz de discernir melhor a luminosidade e, em pouco tempo, conseguirá diferenciar o claro do escuro. Sua visão está quase perfeita, mas só será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos. Depois de se acostumar ao colorido do mundo, no entanto, ele também vai enxergar bem o que está distante.


Sua gravidez:

Vá com calma. ( E tem como ir de outro jeito?) O conselho da semana não poderia ser mais oportuno. Afinal, está difícil se locomover como antes, né? (E bota difícil nisso...até pra virar na cama é complicado!)Não é à toa. Você carrega um bebê rechonchudo de 1,35 kg. (Qto?? rs O meu tinha 1,600 gramas, isso com 30 semanas!!) Também sente o peso do útero que cresceu, da placenta e do líquido amniótico. O resultado são 12 kg a mais - isso, claro, se você estava com o peso saudável antes de engravidar.( Prefiro não comentar...kkkkkk, o meu está bem além de 12kg) Com toda essa carga extra, é bom caminhar com cuidado para evitar quedas.( O bom mesmo é não caminhar!) Fique atenta aos pisos escorregadios e muita atenção ao sair do carro. Por falar nisso, aproveite para checar se a cadeirinha apropriada para o transporte do bebê está no banco de trás do veículo. Já é tempo de providenciar esse e outros acessórios importantes. (Já providenciei mas ñ instalei...trabalho do marido!)


Babycenter:

Os movimentos do bebê estão meio diferentes: em vez das cambalhotas de antes, agora ele se mexe mais devagar (com um chute ocasional, é claro!). ( É, parece que agora passeia...rs) Desde que você o sinta mexer de tempos em tempos, não há com o que se preocupar. ( Sinto sim. Ela se mexe sempre...mais ainda qdo o papai ou eu pomos as mãos na barriga. Ontem papai cochilou em cima dela e levou um baita chute na orelha...rsrs, só vi a cabeça do pobre homem 'pular'...) A esta altura, a maioria dos bebês já está em "apresentação cefálica", o termo técnico para o "de cabeça para baixo". ( ANana está, vi na última us)


Como seu bebê está crescendo

Seu bebê está pesando cerca de 1,5 kg, e em breve vai ter um "estirão", crescendo rápido. Agora ele já consegue virar o pescoço para os lados.

Muitas crianças são mais ativas durante a noite, dentro da barriga. ( É por isso que Naninha tem o apelido de morcega desde os 5 meses! ) Já aconteceu de o bebê acordar você com as cambalhotas? (Ela sempre faz isso...) Esse movimento todo é normal, e significa que seu filho está saudável.

O bebê está acumulando gordura nos últimos meses, e os braços e pernas já estão mais torneados. (Que fofuuura!)

Como fica sua vida

Você já notou sua barriga ficando dura de vez em quando? Muitas vezes nem é a barriga toda, mas sim só um pedaço. São as chamadas contrações de treinamento, que são inofensivas, embora às vezes sejam chatas. (Claro, algumas vezes por dia...por baixo acho que umas 8 vezes por dia. Chatas? Elas são é dolorosas mesmo...dá até falta de ar.)

Só há motivo de preocupação se você sentir mais de três ou quatro contrações em uma hora, ou se estiver perdendo líquido ou secreção vaginal diferente do normal.( Tudo normal, graças à Deus). Converse com o médico se estiver sentindo cólicas como se fossem as da menstruação, ou dores nas costas que vêm e vão. Podem ser sinais de ameaça de parto prematuro.

Como vai sua atividade física? Nesta fase fica difícil fazer exercícios muito vigorosos, mas há atividades boas para grávidas barrigudas como você: caminhada, hidroginástica, ioga. ( Atividade física? hahahaha, mal consigo caminhar...)

Lembre-se também de tomar muito líquido. A água de coco é uma ótima opção. Uma ou duas xícaras de chá verde por dia não fazem mal. Mas preste atenção para não exagerar nas bebidas com cafeína, como refrigerantes e café. O chá de boldo não é recomendado na gravidez. (Não gosto de água de côco e confesso que às vezes exagero nos refris...e tenho sentido desejos de café preto...é mole! Meu esposo faz um café show...)

O surgimento do colostro

Muitas mulheres se surpreendem ao ver que seu peito está vazando líquido antes mesmo de o bebê nascer. O líquido é o colostro, uma espécie de "pré-leite". (Está vazando sim...mas até que é pouco...)

O importante para você é saber que:
- É normal vazar colostro durante a gravidez.
- É normal NÃO vazar colostro durante a gravidez.
- Vazar ou não colostro não tem nada a ver com a quantidade de leite que você vai produzir quando o bebê nascer. ( Isso td eu já sabia...)

Se o seu peito começar a vazar, você vai ter de usar protetores de seio. Dormir de sutiã, nesse caso, vai ser inevitável. Procure um sutiã que seja bem confortável, sem fechos que incomodem à noite, e com boa sustentação. Tops de ginástica costumam funcionar bem. (Qdo engravidei do Minhoca vazava muito e eu usava protetores de seio e ainda assim molhava bem o lençól e a roupa, mas agora está tão pouquinho que ñ foi preciso. Mas eu preferia que vazasse como antes... Ah, agora me apareceu uma alergia ao sutiã...estou toda assada embaixo dos seios...mais uma que eu mereço!)


Resumão:
Talvez você perceba que seu bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes. Não se preocupe, a questão é que está faltando espaço. Desde que você sinta algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebê vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer.
Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos.

Não se assuste se tiver engordado 2 quilos só este mês. (Que nada, engordei só 800 gramas) É normal no último trimestre ganhar quase meio quilo por semana, já que o bebê está crescendo rápido para se preparar para nascer. Se estiver calor, o inchaço natural desta fase, causado pelo acúmulo de líquido, pode contribuir para seu aumento de peso.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Minhoca...

Já no quarto comigo. Tinha um cheirinho tão bommm...


Oi, prazer. Sou a sua mamãe!


51cm...3,900gr.

A cinta e eu em pleno verão carioca. Meu fofinho teve até insolação devido ao calor. Nota: minha cara de pirralha...rs.

Ele amava ficar peladão e a gente deixava... Ai que saudade de beijar e morder esse monte de carne!!

A inseparável bisa. Se dependesse dela esse menino até hj ñ saberia andar.
 Mas que pena que minha Nana ñ vai conhecer a bisa...
Escondido do primo que vivia querendo morder ele...

Bolinha...


Primeira sunga...e as coxas azedas da minha irmã...rs.

Zona com a bisa sempre!! rs

4 aninhos e lavando a pia...rs

Dia do Índio na creche


niver de 4 aninhos

Dia do Circo na creche. Sapato da bisa.
Minhoca e suas almas gêmeas: tia e bisa...