terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dança Materna

Eu sempre adorei dança e como parei com a espanhola, cigana, flamenco e ventre fiquei entediada.
Fuçando na net descobri a "Dança Materna". Achei super fofo logo de cara e lendo sobre o assunto tive certeza de que seria ótimo não só pra mim como exercício e alívio da saudade da dança como também pra minha neném.

O que é a Dança Materna?






Benefícios da Dança na Gestação:

Dançar na gestação possibilita que a mulher assimile as mudanças que vão acontecendo no corpo com tranquilidade e alegria. Colabora para que o corpo se reequilibre e sustente harmoniosamente o ganho de peso. Melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. Por combinar exercícios de alongamento, fortalecimento, relaxamento, respiração e dança, contribui com a preparação para o parto, quando precisamos conciliar momentos de ação e de entrega.

Como são as aulas?

Nas aulas as gestantes são convidadas inicialmente a prestar atenção no próprio corpo, na respiração e no bebê. A intenção é afinar a sintonia e contribuir para que a mulher se coloque no presente e dedique aquele momento da maneira mais inteira possível a ela e a gravidez. Depois espreguiçam bastante e percebem o próprio corpo, se há alguma dor ou tensão desnecessária. A partir disto proponho exercícios, às vezes massagens que, de acordo com as necessidades de cada uma, podem ser ou não os mesmos. Depois vem a dança, à base de improvisações direcionadas à exploração do movimento, percepção dos apoios, dos impulsos, da relação com o espaço, com o bebê e com as outras grávidas. No final, mais um pouco de alongamento,respiração.
 
 
Para Mães com bebês de colo ou engatinhantes:
 
Benefícios para a mãe:

Retorno à vida social, otimização da redução de peso, reeducação corporal (que evitará ou minimizará problemas posturais, inclusive na maneira de carregar e amamentar o bebê), fortalecimento do vínculo com o filho.
Benefícios para o bebê: 

Proximidade com a mãe e aconchego fazem com que o bebê sinta-se amado, protegido e ajuda a reduzir a incidência de cólicas. O balanço da dança é extremamente relaxante para os bebês que em geral sorriem, se divertem e saem da aula calmíssimos e muitas vezes, dormindo. Outra vantagem é que o peito da mãe está ao alcance do bebê. Frequentemente eles mamam durante a aula enquanto dançam com a mamãe.


Obs: Indicado para mães com bebês a partir de 1 mês e meio, usando algum tipo de carregador 
(sling, wrap, canguru, etc).
As aulas acontecem no Espaço Rasa aqui em Sampa. Que tal?
















2 comentários:

  1. Nossa eu tinha perdido esse post,muito legal esse lance da dança pra gravidinhas.
    Você está fazendo? No brasil tem tanta coisa legal pra grávida né?Queria que aqui tivesse também...snif

    ResponderExcluir
  2. Não, Sami, eu ñ estou fazendo não, mas pretendo...é meio longe...aliás, aqui em Sampa tudo é longe. Mas se ñ fizer agora vou com ctz fazer qdo a Nana nascer. Mas realmente é muito legal...amei!!

    ResponderExcluir