terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Precisamos Mesmo De Ajuda Pra Parir?

Está certo que vou fazer cesárea porque sou cagona, porque gosto de ficar uns dias no hospital descansando, porque me aconchega a idéia de estar num lugar em que qq imprevisto que aconteça pode ser rapidamente remediado ou resolvido e por tantos outros motivos que ñ vejo necessidade de enumerar aqui. Mas uma coisa é fato: cada vez que leio mais à respeito de parto humanizado, doulas, instinto maternal, ligação mãe e filho e coisas do tipo mais me dá vontade de ter um parto humanizado.
Realmente as coisas que a gente lê vão mexendo com a 'fêmea' que existe em cada uma de nós...acho que até as mais cagonas feito eu sentirão no mínimo uma vontade imensa de ter tamanha coragem.
Andei pesquisando e mesmo após uma cesárea dá sim pra fazer mas é pena que o pacote todo saia meio caro (alguns mil reais).
Enfim, hoje vi uma reportagem no Jornal Hoje em que uma mulher pariu sozinha no meio da rua, no Rio...e quase na porta do hospital...e fiquei me perguntando: Será que a gente precisa mesmo de ajuda pra parir ou é algo inerente a toda e qq fêmea?

As Mães De Chico Xavier...

Bem, eu não podia deixar de postar essa novidade. Como espiritualista que sou e fã do Chico não deixarei de assistir a mais este filme. Hoje vi o trailler e obviamente chorei horrores. A gente que é mãe ou tem o coração meio mole já pode começar a chorar desde agora...rs. É simplesmnte lindo! Com ctz valerá à pena.
O filme estréia em 1 de abril. Vou aguardar ansiosérrimaaaaaaaaa!!!





Dança Materna

Eu sempre adorei dança e como parei com a espanhola, cigana, flamenco e ventre fiquei entediada.
Fuçando na net descobri a "Dança Materna". Achei super fofo logo de cara e lendo sobre o assunto tive certeza de que seria ótimo não só pra mim como exercício e alívio da saudade da dança como também pra minha neném.

O que é a Dança Materna?






Benefícios da Dança na Gestação:

Dançar na gestação possibilita que a mulher assimile as mudanças que vão acontecendo no corpo com tranquilidade e alegria. Colabora para que o corpo se reequilibre e sustente harmoniosamente o ganho de peso. Melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. Por combinar exercícios de alongamento, fortalecimento, relaxamento, respiração e dança, contribui com a preparação para o parto, quando precisamos conciliar momentos de ação e de entrega.

Como são as aulas?

Nas aulas as gestantes são convidadas inicialmente a prestar atenção no próprio corpo, na respiração e no bebê. A intenção é afinar a sintonia e contribuir para que a mulher se coloque no presente e dedique aquele momento da maneira mais inteira possível a ela e a gravidez. Depois espreguiçam bastante e percebem o próprio corpo, se há alguma dor ou tensão desnecessária. A partir disto proponho exercícios, às vezes massagens que, de acordo com as necessidades de cada uma, podem ser ou não os mesmos. Depois vem a dança, à base de improvisações direcionadas à exploração do movimento, percepção dos apoios, dos impulsos, da relação com o espaço, com o bebê e com as outras grávidas. No final, mais um pouco de alongamento,respiração.
 
 
Para Mães com bebês de colo ou engatinhantes:
 
Benefícios para a mãe:

Retorno à vida social, otimização da redução de peso, reeducação corporal (que evitará ou minimizará problemas posturais, inclusive na maneira de carregar e amamentar o bebê), fortalecimento do vínculo com o filho.
Benefícios para o bebê: 

Proximidade com a mãe e aconchego fazem com que o bebê sinta-se amado, protegido e ajuda a reduzir a incidência de cólicas. O balanço da dança é extremamente relaxante para os bebês que em geral sorriem, se divertem e saem da aula calmíssimos e muitas vezes, dormindo. Outra vantagem é que o peito da mãe está ao alcance do bebê. Frequentemente eles mamam durante a aula enquanto dançam com a mamãe.


Obs: Indicado para mães com bebês a partir de 1 mês e meio, usando algum tipo de carregador 
(sling, wrap, canguru, etc).
As aulas acontecem no Espaço Rasa aqui em Sampa. Que tal?
















segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arsenal De Grávida

Este eu uso pra me manter em 45 graus, semi sentada. Alivia a coluna, facilita a digestão. Serve também para colocar as pernas pra cima em caso de inchaço.


E este segura a barriga na posição de lado sem incomodar ou ser grosso demais. Maravilhoso!

26 Semanas E 3 Dias...

Depois de 10 anos é como diz a música: "Tudo novo de novo"...rs.
Já sou uma balzaquiana, engravidei bem acima do peso..mas tudo está indo maravilhosamente bem.
Minha pressão está ótima, baixinha como sempre...engordei só 6 quilinhos até agora...não estou sofrendo com enjôos nem inchaço tampouco hemorróidas...rs.
A única coisa que está me matando é a preguiça...
Preguiça pra tudo: comer, dormir, tomar banho...até pra sair do lugar.
Sair de casa? Só arrastada!
Como posso sair do ar condicionado de livre e espontânea vontade com o calor que está fazendo lá fora?
Minha barriga está imensa: 1,32cm. De vez em sempre pego meu marido olhando a pança, admirado com o tamanho..rs. Ele diz que está pontuda, comprida, bicuda, gigante e mais um monte de adjetivos que só ele poderia dar...rsrs.


Por conta desse tamanho todo é que dormir é a única coisa que me incomoda.
Está cada dia mais difícil deitar. Durmo com um triângulo, um travesseiro entre os joelhos, o segura mamãe embaixo da barriga e mais dois travesseiros de apoio. Passo a noite revezando isso tudo e acordando de 2 em 2 horas pra fazer xixi. Resumo: não sei o que é uma boa noite de sono há bastante tempo.
Ainda tem o fato da Nana não ficar quietinha quase nunca...rs. Me chuta sempre que deito de lado...qq um dos lados!
O fato dela não ficar quietinha quase nunca é a maior alegria dos meus dias. Passo o dia rindo sozinha das bagunças que ela faz e piruetas que dá. Às vezes dói um pouquinho mas é uma dorzinha tão gostosa!!
E quando ela fica muito tempo sem mexer? Buáááá...é chororô na certa! rs
Vou sentir uma tremenda falta desse barrigão quando a Nana nascer.

Conchas Para Amamentação



Bom, para quê elas servem:
- para ajudar na formação dos bicos;
- para proteger os mamilos;
- ajudar na cicatrização quando ocorrerem rachaduras;
- coletar o leite em excesso, diminuindo assim as chances de empedramento do leite.

Anatômica e confortável, seu formato acompanha o contorno do seio permitindo uma pressão firme, porém suave.



Como usar:
- pode começar a usar na gestação para preparar os mamilos, até os 3 ou 4 meses de amamentação, que é quando os bicos ficam com uma resistência maior. Sim, amamentar nos 1os meses é dolorido, mas as conchas podem ajudar muito. Use as Conchas dentro do soutien, com a pressão exercida, os mamilos são projetados para frente dia a dia, até a formação total e definitiva.
Custam entre R$18,00 e R$50,00 em média.

Quais os tipos?

- Conchas de Base Rígida:

Mais indicada para quem tem problemas no bico do seio.

- Conchas de Base Flexível:

Indicada para mães que não tem problema de formação do bico, a base é feita em silicone, fazendo uma pressão mais suave.

*É importante que a concha tenha ventilação, assim evita qualquer risco de fungo e claro, manter a higienização é importante. Esterelizar as conchas uma vez por semana, em aguá fervendo é também.

Faixa Maternal

Há um mês atrás comprei uma qdo fui de viagem ao Rio...imaginava que iria precisar já que fiz cesárea na primeira gestação e isso na maioria das vezes pra uma gordinha significa ficar com a barriguinha um tanto baixa.
A vendedora disse que era tamanho único e nem me dei o trabalho de experimentar. Resumo: péssima!
Além de ficar extremamente apertada ela é estreita demais o que faz com que enrole ao menor movimento de flexão do tronco. Detestei. 60 reais jogados no lixo! Eis a bendita cinta...





Os dias passaram, o peso da barriga aumentou embora o meu peso total permaneça o mesmo e por conta disso venho sentindo dores no baixo ventre. As dores não são ininterruptas, só dói ao movimento. Ficando quietinha e relaxada não sinto nada. Mas quando saio de carro, aff, sufoco!!
A GO disse que é mesmo por conta do peso da barriga, são os músculos e ligamentos que estão sobrecarregados, e aconselhou a cinta.
Dessa vez resolvi fazer uma pesquisa na net pq não sou pequenina...tamanho único pra mim não dá, né..rs.
Achei essa na Zazou, loja conceituada no Rio e em Sampa e não é tão cara. Custa 52 reais.

 E tem nos tamanhos P, M e G. Também não é tão estreita.
Vou encomendar e volto pra dizer o que achei dela.

Puxão De Orelha...

Eu fazendo arroz...
Bruno entra e diz: "_Mãe, por quê você não me chamou pra pegar o pote?"
_Porque você não estava aqui, oras!
_Caramba, mãe, você não sabe que você não pode abaixar?!!

É, levei uma bronca..rs

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Skelanimals

Estava pesquisando uns brinquedos fora do normal pra minha Nana e achei esses bichinhos...depois os vi na Galeria do Rock aqui em Sampa. Achei foférrimos e super diferentes...e como não sou muito chegada em ser 'normal'...adotei! Aí vai a dica pra quem quiser saber mais...






Você ama os animais porque eles são fofos, correm, brincam e são cheios de vida? E se eles forem fofos, mas sem vida? Skelanimals são exatamente assim. Eles são adoráveis, mas por serem imprudentes acabaram perdendo a vida, entretanto ainda continuam com o coração quente e acolhedor. Apesar de viveram em um mundo frio, o que eles mais querem é amor e alguém que se importe com eles.
O fato de os Skelanimals serem feitos de esqueletos não significa que eles são malvados ou assustadores, muito pelo contrário, eles são fofos...rs.

Skelanimals é uma febre em vários países, nos quais há roupas e acessórios com os simpáticos “animais esqueletos”.  Estes são apenas alguns bichinhos mas tem vários deles.


 

Mãe De Menina??

Eu nunca pensei em ser mãe de uma menina e na verdade nunca quis tbm.
Grande parte disso se devia ao fato de eu ser primogênita e de praticamente todo o carinho e paparico de minha mãe ter ido pra caçula. Eu não sei se isso é natural...ainda vou descobrir... : )
Como meu pai saiu de casa cedo e foi construir outra família, éramos só minha mãe, minha irmã, dois anos mais nova, e eu. Claro que a convivência não foi mesmo das melhores...e nem poderia ser num 'antro' de mulheres...rs.
Desse modo eu cresci desejando ser mãe mas jamais de uma menina.
Quando meu filho Bruno nasceu eu me realizei (ou achava que tinha me realizado) porque era menino.
Sempre o criei pra ser acima de tudo meu amigo, meu melhor amigo. E assim ele é.
Como sou um tanto cavalona, bruta, grossa, etc etc...rs...me achava cada vez mais incapaz de ser mãe de uma garotinha.
Até que chegou Morgana...a minha Nana.
E agora? Não sou capaz de ser mimosa, fofa, delicada... Como vou criar uma menininha?
"Eu não sei ser mãe de menina!", dizia pro meu marido. E ele só respondia: " Você sabe sim."
Isso me tirou muitas noites de sono.
Não percebi os dias passarem...não percebi a mudança que aos poucos ocorria em mim.
Não percebi que eu começava a aprender a ser mãe de menina...
Ontem, conversando com a Nana a ficha caiu.
Notei que eu já tinha cantado pra ela...que prezo a suavidade até no meu tom de voz pra não assustá-la...e que tudo o que penso e planejo pra ela preconiza a tal suavidade.
De mansinho ela está me ensinando a ser mãe de menina (= mimosa, fofa, delicada...?? Eu?? rsrs)
Acho que daqui há algum tempo eu não serei mais essa que eu conheço...rs...
E tudo por causa dela!
Menininha que já é parte de mim...que eu amo cada minutinho mais e que mesmo tão pequenina já me ensina a viver, crescer e amadurecer.
Agora, ser mãe de uma menina é o que eu mais desejo!
Acho que meu marido tinha razão.

Mãe De Menina...

"Um dia sonhei ...



Quero ser mãe de uma menina


que ande de marias-chiquinhas pela casa empurrando um carrinho de bonecas...


que trombe nos móveis às risadas...


que brinque com meus sapatos de salto...


que faça roupinhas para suas barbies descabeladas...


Quero ser mãe de uma garotinha


que fique com as bochechas coradas de correr...


que suba em árvores...


que coma fruta do pé e limpe a boca na manga da blusa de crochê...


que tome sopa fazendo barulho sem querer...


Quero ser mãe de uma menina de lindo olhar


que ria escondido...


que pregue peças...


que brinque de vídeo-game...


que fique brava quando perder e quando tiver de tomar bronca...


que saia a correr descalça pela casa...


que goste de sorvete com chantili...


que seja a primeira da classe e seja elogiada por isso....


E, quando adolescente


que chore vendo um filme...


que ganhe seu primeiro sutiã...


que escove os cabelos para dormir...


que queira namorar e sair...


que chore no meu ombro a primeira decepção...


que peça permissão para chegar de manhã...


que quando mulher, se case um dia e...


...tenha a mesma sorte que eu:


seja mãe de uma menina!" 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Para Ela...Morgana.

amor que se dedica
amor que não se explica
até quando se vai
parece que ainda fica
olhando você sair
sabendo que vai cair
deixar que saia
deixar que caia
por mais que vá sofrer
é o jeito de aprender
e o teu caminho
só você vai percorrer
se você vence, eu venço
se você perde, eu perco
e nada posso fazer
só deixar você viver
enchemos a vida
de filhos
que nos enchem a vida
um me enche de lembranças
que me enchem
de lágrimas
outro me enche de alegrias
que enchem minhas noites
de dias
outro me enche de esperanças
e receios
enquanto me incham
os seios
amor que se dedica
amor que não se explica
até quando se vai
parece que ainda fica
olhando você sair
sabendo que vai cair
deixar que saia
deixar que caia
por mais que vá sofrer
é o jeito de aprender
e o teu caminho
só você vai percorrer
se você vence, eu venço
se você perde, eu perco
e nada posso fazer
só deixar você viver
só olhar você sofrer
só olhar você aprender
só olhar você crescer
só olhar você amar
só olhar você *
///
'Para Elas'...poema de Alice Ruiz

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Começando...rs.

Por insistência do meu maridão criei esse blog. Acho que ele quer saber mais do que eu digo pra ele...rs.
Tadinho...aposto que ele vai se arrepender em breve...rs.